O QUE É O "DE DEUS PRA MIM"?

NESTE ESPAÇO REGISTRO VERDADES QUE DEUS VEM MINISTRANDO AO MEU CORAÇÃO JÁ HÁ ALGUM TEMPO. SÃO MENSAGENS DE DEUS PRA MIM, QUE DESEJO COMPARTILHAR COM VOCÊ...

terça-feira, 31 de maio de 2011

TRANSFORMANDO VALES (Ez 37.1-14)


Deus falou profundamente comigo através deste texto.

Quantos de nós temos consciência do lugar onde vivemos, ou do meio no qual estamos? Quantos de nós percebemos, realmente, o mundo ao nosso redor?

O texto em que vamos refletir traz a história da vida de todos nós. Ezequiel capítulo 37, versículos 1 ao 14. Mas o que um "cemitério", um lugar cheio de ossos secos tem a ver com a minha vida, com a sua vida e com a vida da Igreja?

Ezequiel teve, pelo Espírito de Deus, uma visão um tanto curiosa: um lugar, um vale, como um cemitério, repleto de ossos. Ossos sem nervos, sem carne, sem pele; apenas ossos muito secos. Deus, então, mandou que Ezequiel profetizasse àqueles ossos. Ezequiel obedeceu e os ossos reviveram. E profetizar nada mais é do que proferir a Palavra vivificadora de Deus.

Deus permitiu aquela visão a Ezequiel para que ele compreendesse qual era a sua missão entre o povo de Israel. Assim como Ezequiel nós também somos levados por Deus a vales de ossos secos e também como Ezequiel temos uma missão nestes vales: a missão de ir e profetizar aos ossos que recebemos. Mas por quê? Por que recebemos ossos e precisamos profetizar a eles? Por que justamente eu? Por que justamente você? Talvez nosso primeiro pensamento seja: "Há alguém mais capacitado para isso".

Mas PRECISAMOS IR E PROFETIZAR AOS OSSOS pelo menos por duas razões básicas: Primeiro PORQUE É DEUS QUEM NOS COLOCA NO MEIO DO VALE...

Como vemos no primeiro versículo, foi Deus quem colocou Ezequiel no vale e o fez perceber como estavam aqueles ossos. Ele queria que Ezequiel entendesse, claramente, qual e como seria o seu trabalho, o seu ministério no meio do povo de Israel, porque o vale mostrado representava a situação daquele povo, assim como o vale para onde, constantemente, somos enviados representa a situação espiritual do nosso povo, das pessoas que estão perto de nós.

Ezequiel tinha consciência de que Deus era quem lhe havia mostrado os ossos. Essa visão poderia ter sido dada a qualquer um dos profetas de Deus. Mas Ele, Deus, não a deu a qualquer um... Deu a ordem a Ezequiel, ele foi o designado para aquele trabalho tão importante. Deus fez, inclusive, que Ezequiel caminhasse bem perto dos ossos, para que ele percebesse a real situação deles, para que ele comprendesse as impossibilidades humanas, e as possibilidades divinas.

Assim, também, Deus nos faz viver, conviver, caminhar, dentro do nosso vale, bem perto dos ossos secos, esperimentando as impossibilidades deles e nossas, para percebermos e nos sensibilizarmos com a real situação deles. O profeta sabia que a situação do povo de Israel, visualizada naqueles ossos, precisava mudar radicalmente; e mais que isso, ele tinha de ser o canal para essa mudança radical.

Ezequiel precisou ser colocado por Deus no meio do vale, cheio de ossos secos, para sentir de perto a necessidade dos ossos.

A ordem de ir e profetizar aos ossos foi cumprida e devemos nós, enquanto servos de Deus, fazer o mesmo. É nossa a tarefa.

Existe ainda mais um motivo porque não podemos fechar os olhos no meio do vale. E é simplesmente porque Deus ordena que profetizemos.

É verdade! NÓS PRECISAMOS IR E PROFETIZAR AOS OSSOS PORQUE DEUS ORDENA QUE PROFETIZEMOS.

Quando a ordem é de Deus não há o que discutir. Ele ordena, nós obedecemos. Servos agem assim!

Ezequiel era um profeta de Deus, um servo d'Ele; por isso Deus deu a ele a ordem de ir e profetizar aos ossos secos. Deus sempre sabe o que está fazendo e conhece a capacidade de cada servo, bem como capacita a quem chama. O mínimo que Ezequiel poderia fazer, enquanto servo do Senhor, chamado e enviado, consciente de seu ministério, era obedecer...

O texto de Ezequiel 37.1-14, diz que aqueles ossos do vale voltaram a viver a partir da profecia de Ezequiel; ou seja, a partir do momento em que obedeceu ao Senhor. Deus o havia escolhido para estar no meio daqueles ossos e profetizar a eles.

Nosso vale de ossos secos é o lugar onde estamos e precisamos fazê-lo voltar a viver.

Se dizemos que somos servos, se estamos na igreja do Senhor como servos e nos declaramos Igreja do Senhor, "plantados pelo Senhor, carvalhos de justiça", se o mundo lá fora nos vê desta forma, o mínimo que devemos fazer é obedecer ao Senhor.

Sejam quais forem os nossos vales: escola, família, local de trabalho, amigos e até mesmo a igreja; sejam quais forem devemos seguir a ordem de ir e profetizar. Pois onde estamos é onde precisamos trabalhar, para isso fomos levantados. E se aí estamos a tarefa é nossa...

Mas ainda há algo importante que me vem à mente.  Profetize aos vales que Deus te deu, não queira o vale do profeta vizinho, ou seja, compreenda o ministério que Deus tem separado para você, porque, muitas vezes desejamos um ou outro dom, porque achamos mais leve ou mais bonito ou é alvo do nosso desejo por qualquer motivo. E quando agimos assim, os ossos secos do vale que está reservado para o nosso trabalho vão se desfazendo, porque estamos tentando profetizar em vales que não são designados a nós, deixando assim, de cumprir o propósito de Deus.

Quer ter um ministério próspero diante do Senhor, meu irmão? Busque conhecer o que Deus tem pra você. Ministério é serviço. Seja servo!!!

AMÉM ?

Um comentário:

  1. Como esse texto é profundo e posso dizer que nos momentos mais difíceis é sempre nele que medito, é força que vem do céu, da palavra.É do alto, da palavra de Deus que vem o meu socorro.

    Que Deus abençoe este blog para que possa abençoar muitas vidas a começam de nós...

    Mônica Beatriz

    ResponderExcluir

FAÇA PARTE DESTE BLOG