O QUE É O "DE DEUS PRA MIM"?

NESTE ESPAÇO REGISTRO VERDADES QUE DEUS VEM MINISTRANDO AO MEU CORAÇÃO JÁ HÁ ALGUM TEMPO. SÃO MENSAGENS DE DEUS PRA MIM, QUE DESEJO COMPARTILHAR COM VOCÊ...

terça-feira, 2 de outubro de 2012

PENSANDO SOBRE MOISÉS...

TEXTO: Ex 2.23 - 3.14

  • Muitas vezes Deus nos permite passarmos por situações difíceis para que nos lembremos dele (v23)
  • Deus conhece o nosso sofrimento, porque tem aliança conosco (v24)
  • Deus às vezes precisa usar do que é sobrenatural, do que é diferente , para que o enxerguemos (v2)
  • Deus nos conhece e usa conosco o que sabe que vamos compreeder e perceber. Ele sabia como aguçar a curiosidade e o desejo de Moisés para que no meio de tantos conflitos Moisés o ouvisse.
  • Deus operou no momento certo para ensinar a Moisés como deveria proceder diante dEle(v4,5)
  • Moisés compreendeu quem era Deus e temeu
  • Moisés chegou até Deus e somente assim pode conhecer as promessas que Deus tinha para ele e para o seu povo (v9-12,15)
  1. QUAL É A SITUAÇÃO DA TUA VIDA?
  2. VOCÊ TEM SE APROXIMADO DE DEUS?
  3. VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUE TALVEZ O QUE VOCÊ ESTÁ VIVENDO SEJA PARA QUE VOCÊ COMPREENDA AS PROMESSAS DE DEUS PARA TUA VIDA?
  4. QUAL TEM SIDO TUA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS?

O CÓDIGO DE ÉTICA DE DEUS - Ex 20.1-20

imagem retirada do site lifeangels-artedocuidar.blogspot.com

Temos princípios éticos para todas as coisas, em todos os segmentos da sociedade. Existem códigos de ética profissionais, como no caso dos conselhos Federias, religiosos, sociais, como no caso de um código de ética informal, elaborado por grupos se diferentes segmentos sociais. A ética é, na realidade, algo muito pessoal. 


Ouso dizer que vivemos numa sociedade bastante antiética. Há políticos que agem fora do padrão ético, há jovens da mesma forma, líderes religiosos, cônjuges... enfim, em todos os grupos sociais há exemplos da ética e da falta dela. A linha que  separa a ética da falta de ética é bastante tênue, pois cada um julga a própria forma de agir, a partir do que aceita ser certo ou errado, falso ou verdadeiro, a favor ou contra suas crenças pessoais.

Mas há um código de ética superior a todos, que é fundamental para o sucesso da existência humana: O CÓDIGO DE ÉTICA DE DEUS - OS 10 MANDAMENTOS.

Ao contrário do que muitos pensam e dizem os 10 mandamentos, passados pelo próprio Deus a Moisés no Monte Sinai, não são somente para aquele tempo, o tempo da Lei. Nós, do tempo da Graça, também somos alvos dos 10 mandamentos. Alguns acham que, se fomos alcançados pela Graça de Deus, não estamos mais sujeitos à Lei, porque na Graça não há regras tão rígidas, portanto, tudo é mais fácil: a Graça não exige sacrifícios; a lei era radical e taxativa, mas a Graça é relax; a Graça é maleável, porque Deus é bonzinho.

Penso que é muito mais difícil viver na Graça do que na Lei; porque a lei exigia, severamente, obediência sim, mas a Graça exige santidade. E a santidade vai além da obediência. Você pode obedecer por obedecer, sem sentir prazer nisso ou sem desenvolver qualquer sentimento em relação ao que está obedecendo; mas não consegue andar em santidade por andar, sem desenvolver um sentimento e uma relação profundos com Deus...

É mais fácil cumprir a lei "não matarás" ou outra qualquer por 10 anos ou viver 1 único dia em plena santidade, longe do pecado e do desejo por ele? Cumprir a lei é mais fácil, exige menos de nós. então, o que exige mais sacrifícios? A Graça!!!

Portanto, a Graça também exige sacrifícios; a graça também é radical e taxativa, pois te tirou bruscamente da treva imensa, intensa e densa e te trouxe para a luz total; e a Graça não é maleável, ela é justificadora e é preciso seguir reto nela, porque Deus não é bonzinho, Ele é Bom e Justo.

O Código de Ética de Deus poderia ter apenas um artigo: NÃO PECARÁS. Mas Deus quis especificar as bases sobre as quais devemos estar firmes para evitar brechas que destruam nossa vida. Ele nos mostrou s pontos-chave para a nossa prosperidade.

Os 10 mandamentos: Este é o Código de Ética de Deus!!!

Existem 3 razões pelas quais devemos compreender e viver segundo este Código.

  • A primeira razão é porque os mandamentos representavam e mostravam para o povo 3 situações: a presença de Deus no meio do povo, o povo teria a possibilidade de "ver" a Deus como Moisés, líder do povo, o via, o cuidado de Deus na preservação da integridade humana (física, emocional e espiritual) e a importância que Deus dá ao desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, do povo entre si e do povo com Ele.

Perceba que os mandamentos são divididos em duas amplas questões: há mandamentos para serem cumpridos com Deus (do primeiro ao quarto) e mandamentos para serem cumpridos consigo mesmo  e com o próximo (do quinto ao décimo) e todos eles englobam todas as áreas da vida.

  • A segunda razão para compreender e viver segundo o Código de Ética de Deus é o motivo que Deus teve para passar os mandamentos a Moisés, ao seu povo.

Deus sempre manteve um padrão de conduta com o seu povo: amor, fidelidade e ensinamento. O povo precisava estabelecer seu padrão com Deus também. Um padrão de conduta é como um código. Pessoas que mantêm um relacionamento profundo têm códigos entre si. Um código traz reconhecimento, como o código de barras de um produto. É o que identifica o relacionamento. Casais têm códigos, grupos diferentes têm códigos diferentes.

  • A terceira razão para compreender e viver segundo o código de ética de Deus é porque Jesus o confirmou e ampliou a visão em relação a eles.
Jesus não veio para abolir a lei veio para transformá-la em Graça!

O que cada mandamento significa? Já parou para pensar nisso? O que Deus quer dizer com cada um deles para nós, seu povo hoje?

1º Mandamento (v3) - "Não me abandone. Dê-me exclusividade em sua vida".
Deus não divide sua glória com ninguém. Em Mt 19.6, o jovem rico se propôs a seguir a Jesus, mas quando descobriu o preço disso, desistiu. Ele não quis pagar o preço da exclusividade, queria dividir o altar com sua riqueza pessoal.

2º Mandamento (v4) - "Não queira ser Deus, ter outros deuses ou dominar a Deus". Somos senhores daquilo que fazemos, que construímos. Que construções temos edificado em nossa vida? Elas têm tomado o lugar de Deus em algum momento? Essa construção pode ser uma vida de negócios, uma vida de pecado ou até mesmo um Ministério. Mas em Rm 11.36 diz claramente que "dele, por ele e para ele são todas as coisas"

3º Mandamento (v7) - "Seja um cristão verdadeiro, não da boca para fora". Não use o nome de Deus para esconder quem você é. Mt 5. 34,37 mostra como nossa palavra deve ter valor, como devemos ser pessoas constantes e At 5.1,2 nos conta a triste história de Ananias e Safira, que tentaram se esconder atrás da máscara do falso cristianismo.

4º Mandamento (v8) - "Tenha um tempo de qualidade separado especialmente para Deus". Mc 2.27,28

5º Mandamento (v12) - "Valorize a família e seus valores"

6º Mandamento (v13) - "Seja canal de vida, não de morte" Mt 5.22

7º Mandamento (v14) - "Preserve a figura do amor de Cristo pela Igreja". Mt 5.28 e Ef 5.25

8º Mandamento (v15) - "Acrescente algo à vida das pessoas". (Furtar = subtrair) ITm 4.12

9º Mandamento (v16) - "Priorize a verdade a começar de você mesmo" (Jo 8.32)

10º Mandamento (v17) - "Invista sua energia e sua fé naquilo que é realmente seu. Seja bom mordomo." (Lc 12.15 Tg 4.2,3)

FAÇA PARTE DESTE BLOG