O QUE É O "DE DEUS PRA MIM"?

NESTE ESPAÇO REGISTRO VERDADES QUE DEUS VEM MINISTRANDO AO MEU CORAÇÃO JÁ HÁ ALGUM TEMPO. SÃO MENSAGENS DE DEUS PRA MIM, QUE DESEJO COMPARTILHAR COM VOCÊ...

sábado, 4 de junho de 2011

5 PASSOS PARA A VITÓRIA (1Sm 17)

Este é um texto bastante conhecido de todos nós. Quem nunca ouviu a história de Davi e Golias?


Geralmente pensamos em Golias, como representante dos problemas enormes que enfrentamos e dos inimigos que temos, espiritualmente falando. Mas quero pensar sobre Davi e sua motivação para aquela batalha. 

Quando Jessé enviou a Davi, para estar com seus irmãos, não tinha a intenção de que Davi lutasse com Golias, ajudando a libertar o povo de Israel daquela opressão. Não era intenção de Jessé, mas claro, era intenção de Deus. Muitas vezes não compreendemos determinadas situações em nossa vida, mas Deus sempre tem intenções específicas nessas situações. Assim, Davi foi até seus irmãos e, por consequência, ficou ciente da situação do povo. ao que o texto parece indicar, "não davam muita coisa por Davi". Nem seus irmãos, nem Saul e muito menos Golias. Mas e daí? Deus conhece a quem chama...

O texto de Primeiro Samuel deixa muito claro por que Davi foi o escolhido para aquela tarefa tão tremenda. mostra bem por que ele foi um dos escolhidos para entrar para a história do povo de Deus, honrando ao Senhor através dos seus atos. O caminho percorrido por Davi até a vitória sobre Golias conta pelo menos 5 passos muito importantes, que comprovam como Davi estava preparado para ser o usado por Deus na resolução daquele problema. 

Antes de mais nada vale a pena dizer que Davi sabia quem ele era diante de Deus e quem Deus era diante dele. Só vencemos batalhas quando sabemos qual é o nosso lugar na tropa. Portanto, os 5 passos dados por Davi até a vitória, foram baseados nesta verdade e são:

1. Davi tomou pé da real situação (v.26, 29). quando ouviu burburinhos no meio do povo, Davi procurou saber o que estava de fato acontecendo ali. Ele foi cauteloso, para saber se realmente aquilo era para ele. Depois de conversar com alguns e conhecer os fatos, Davi deu o próximo passo:


2. Dispôs-se a pelejar (v. 32). Ele sabia o q estava fazendo. Porque sabia quem era o Deus a quem servia. Conhecia a Deus. Não era segundo o coração de Deus à toa. E, certamente, compreendia que Deus se utiliza de situações que nem sempre esperamos ou desejamos para nos fazer cumprir sua vontade. Em primeira instância, Davi não foi aceito para a batalha. julgaram-no pela aparência, pela idade, pela pouca experiência e, quem sabe, por alguns outros critérios pessoais de Saul. Mas nesse momento Davi avançou mais um passo:


3. Trouxe à memória as ações e cuidados de Deus para com a sua vida (v.34-37). A prova que Davi tinha de que Deus o capacitaria para lutar com Golias, não veio somente naquele momento. Mas foi sendo construída durante toda a sua vida com Deus. Davi não era um crente mimado, como somos hoje, que precisava ficar pedindo a confirmação de Deus toda hora, e pra deus confirmar a confirmação, e mandar alguém dar o recado dEle e tal. não! Davi conhecia a Deus de fato. E sabia diferenciar a própria voz da voz de Deus. Talvez nos falte muito disso hoje. Reconhecer a voz que fala conosco. Mas quando Davi entendeu que o papo, realmente era com ele, deu o próximo passo. Acho que um dos mais difíceis:


4. Não se deixou intimidar pela fama do inimigo (v.45,46). Ele conhecia tanto a Deus que não importava o que ou quem era o inimigo. Porque Deus era Deus e isso bastava para aquele pastor de ovelhas. Davi sabia o que diziam sobre Golias e até mesmo o que viu. Era implacável, mau, impiedoso, desdenhador de Deus e do seu povo, confiante na própria força, que realmente, era grande e mais um monte de qualidades, suficientes para intimidar qualquer desafiante. Entretanto, Davi conhecia a Deus além da fama. Mais do que ouvir falar, ele O conhecia de experimentar seu cuidado, proteção e, principalmente, sua presença. Justamente por isso, deu o último passo:


5. Tomou posse da vitória (v. 48-51). Davi não foi ao encontro de Golias, para aquele duelo mortal, com uma funda e 5 pedras de rio, simplesmente porque confiava muito em sua pontaria certeira. Não! Ele foi com o que tinha porque sabia que aquilo que era necessário para vencer a batalha contra Golias e que ele não possuía, pertencia ao Senhor que, no momento certo, lhe entregaria. Quantas vezes queremos dar uma mãozinha pra Deus, depois de "entregarmos" pra Ele nossas guerras. Acrescentamos mais um passo para a vitória: o jeitinho, o que nós conseguimos ver. Esquecemos aí, que "fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem"! (Hb 11.1 - Ed. Revista e Atualizada).


Davi obteve vitória porque caminhou com o Senhor e, portanto, foi aprendendo o caminho. É um bom momento para analisarmos como tem sido nosso caminhar com o Senhor...

FAÇA PARTE DESTE BLOG